
O entrevistado dessa semana é José Geraldo Costa Grillo, professor de Arte Antiga no Departamento de História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Quando você decidiu que queria estudar o mundo antigo? Como foi esse processo?
Interessei-me pelo mundo antigo em dois momentos: primeiramente, pelo cristianismo primitivo e, depois pelo mundo grego; interesses que se deram quando decidi fazer o curso de teologia em 1984 e, em 2000, o curso de história.Quais são os seus livros favoritos? (antigos ou contemporâneos sobre os antigos)
Meu livro favorito é a Ilíada de Homero.
Quais são os seus temas atuais de pesquisa?
Meu tema atual de pesquisa é o estudo da História da Arte Grega e Romana a partir das teorias e metodologias da Arqueologia Clássica.
O que você deseja pesquisar no futuro? Algum tema em especial?
Um tema que tem me despertado o interesse e sobre o qual já venho trabalhando e ofertando disciplina eletiva é o de Arte e Mitologia Clássica: do mundo antigo ao moderno.
Existe algum lugar que marcou a sua relação com o mundo greco-romano/antigo? Qual?
O lugar que mais me marcou foi o Areópago, que fica ao lado da Acrópole de Atenas; pois, ao subir sua escadaria, veio-me à mente que estava no mesmo lugar que estiveram Platão, Paulo e tantos outros que tenho estudado.
Qual é o seu personagem (ficcional ou não) favorito do mundo clássico/antigo? Por que?
Há um herói da Ilíada de Homero pelo qual tenho enorme admiração: Aquiles. Pois, ele mostra o ser humano que todos nós somos, alguém com virtudes e defeitos em busca da realização de um ideal.
E, para finalizar, qual grego ou romano você chamaria pra um café? Sobre o que conversariam?
Eu gostaria muito de tomar um café com Ateneu de Náucratis para conversarmos sobre o livro treze de seu Dipnossifistas intitulado “Sobre as mulheres”. Perguntaria, primeiramente, se ele tem, realmente, algo contra as hetairas, ou se nós, os modernos, estamos lendo seu texto de maneira inadequada.