Entrevista com Gilvan Ventura da Silva

O entrevistado de hoje é Gilvan Ventura da Silva, professora titular de História Antiga na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Gilvan Ventura da Silva. Foto: acervo pessoal.

Quando você decidiu que queria estudar o mundo antigo? Como foi esse processo?

Meu interesse pelo Mundo Antigo, em especial pela História de Roma, remonta ao último ano do ensino ginasial (o 9º ano), quando se estudava a assim denominada “História Geral”. Foi nessa ocasião que, pela primeira vez, tomei contato com o estudo das civilizações antigas. Logo de início, minha atenção se voltou para o Império Romano, com destaque para a época tardia, a da desagregação do Império. Mais tarde, quando ingressei na graduação em História, na UFRJ, tive a felicidade de fazer parte, logo no início do curso, de um projeto coletivo sobre a fase final do Império Romano coordenado pela profa. Norma Musco Mendes, que foi minha orientadora de Iniciação Científica. Desde então venho me dedicando ao estudo da Antiguidade Tardia, com ênfase no século IV, período sobre o qual fiz minha dissertação de mestrado e minha tese de doutorado.

Quais são os seus livros favoritos? (antigos ou contemporâneos sobre os antigos)

A resposta a essa pergunta é difícil, pois lidamos com um repertório bibliográfico que não cessa de crescer, havendo muitos títulos importantes e bastante interessantes, alguns de fácil leitura, outros nem tanto. No momento, estou concluindo a leitura de SPQR, uma história da Roma antiga, de Mary Beard. Trata-se de um livro muito bem escrito e com diversos insights, razão pela qual o recomendo.

Quais são os seus temas atuais de pesquisa? 

De modo geral, tenho me dedicado a discutir os vínculos entre política, cultura e construção do espaço no Império Romano, sendo esta uma das minhas principais áreas de orientação. Em termos específicos, investigo, no momento, a ocupação da rua pela população de Antioquia, a capital da província da Síria Coele, nos séculos IV e V.

O que você deseja pesquisar no futuro? Algum tema em especial?

Para o futuro, almejo continuar com as reflexões sobre o espaço construído na Antiguidade, pois tenho buscado cada vez mais uma aproximação com o trabalho dos arqueólogos e dos geógrafos. Ao estudo do ambiente construído, pretendo acrescentar o estudo das formas de mobilidade espacial, um campo de investigação que vem ganhando terreno nos últimos anos.

Existe algum lugar que marcou a sua relação com o mundo greco-romano/antigo? Qual?

Sem dúvida, a cidade de Roma, que conheci pela primeira vez em 1999, quando cumpria estágio de doutorado-sanduíche na École Française. Para alguém que estuda o Império Romano, a oportunidade de visitar Roma é uma experiência indescritível. Outra cidade que me marcou muito foi Cesareia da Palestina, em virtude do estado de conservação das construções.

Qual é o seu personagem (ficcional ou não) favorito do mundo clássico/antigo? Por que? 

Meu personagem antigo favorito não poderia ser outro senão Constâncio II, imperador sobre o qual fiz minha tese de doutorado. Apesar de não gozar da preferência da maioria dos historiadores, Constâncio teve uma atuação decisiva na reconfiguração da monarquia romana no século IV.

E, para finalizar, qual grego ou romano você chamaria para um café? Sobre o que conversariam? 

Se tivesse a oportunidade de conversar com um autor antigo, gostaria de me encontrar com João Crisóstomo para perguntar a ele porque decidiu contrariar as determinações de Arcádio e Eudóxia quando gozava de imenso prestígio junto à corte. Ao desafiar o imperador e a imperatriz, João praticamente selou o seu destino como bispo de Constantinopla, tendo morrido no exílio alguns anos depois. As razões da recalcitrância de João ainda me parecem muito nebulosas, por isso valeria a pena que ele próprio as esclarecesse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s