
Olá pessoal, esperamos que estejam bem!
Hoje vamos apresentar para vocês os materiais didáticos feitos pelos e pelas discentes de graduação em História da UFPR. Foram produzidos a partir da proposta da disciplina de Laboratório de Pesquisa e Ensino de História Antiga II, ministrada pela professora Renata Senna Garraffoni. Como a professora está vinculada ao projeto RIPOMPHEI, sediado na Espanha e coordenado pela professora Mirella Romero Recio da Universidade Carlos III de Madri, sobre a recepção e os impactos das escavações de Pompeia na Espanha e América Latina, propôs uma discussão sobre a presença de Pompeia no Brasil do século XIX. A disciplina teve uma parte teórica, em que discutimos sobre estudos da recepção; uma parte de estudos de arqueologia clássica, em que debatemos sobre as escavações de Pompeia no século XIX e sua relação com o Brasil a partir do casamento de D. Pedro II com Tereza Cristina, a princesa das Duas-Sicílias; uma parte de levantamento de documentos na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional; uma parte sobre ensino de História Antiga no Brasil e, por fim, um momento em os e as estudantes se dedicaram a produzir os materiais didáticos.
Como resultado, foram realizados 2 trabalhos:
O Grupo I, formado por Altair Oliveira, Amanda Limeira Costa, Anne Gabriela Machado, Jaqueline Feldato e Paula Pretto Oening, produziu um vídeo animado, que está armazenado em nosso canal Youtube. O vídeo pode ser usado em aulas para diferentes faixas etárias e discute a presença do Vesúvio e da tragédia de Pompeia nos jornais cariocas em dois momentos, o casamento de Tereza Cristina com D. Pedro II e a morte do abolicionista Silva Jardim;
Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=TuBaXp2vI2Y&t=31s
O Grupo II, formado por Guilherme Bohn, Heloisa Motelewski Trippia, Maria Júlia Silvestre Silva e Renata Cristina Oliveira, fez um álbum de figurinhas para as crianças. O material proposto pelo Grupo II tem duas partes: uma parte para as crianças, com textos e com as figurinhas para serem baixadas, recortadas e coladas. Há trechos originais da tradução da obra Os últimos dias de Pompeia de Edward Bulwer-Lytton, obra do século XIX e os trechos traduzidos circularam nos jornais brasileiros no início do século XX; a parte dois é um livro para professores, propondo questões e atividades que podem ser realizadas com as crianças.
Link para download Caderno de Atividades: https://drive.google.com/file/d/1PBWPZG2ZCx7fOhdrca1HqnFMyzbW8acB/view?usp=sharing
Link para download Manual do Professor: https://drive.google.com/file/d/10ZrXP0R6bRRnPJ7V9CcMqERd4mELAVxa/view?usp=sharing
Todo o material está disponível para download gratuito e uso em sala de aula, é resultado de uma parceria internacional, com frutos para estudantes de graduação da UFPR. É por isso que ficamos felizes em compartilhar com os demais estudantes e professores do país os resultados, pois a produção dos materiais é, de fato, um esforço de todos e todas que participaram da disciplina em divulgar novas formas de se pensar o ensino de História Antiga em sala de aula. Esperamos que gostem, usem e compartilhem!
Nós, do Antiga e Conexões, agradecemos à professora Mirella Romero Recio pela sua participação na disciplina e palestra em nosso canal (https://www.youtube.com/watch?v=To_Jc9A4dIs&t=8s)
Para conhecer o projeto RIPOMPHEI, acesse aqui: https://humanidadesdigitales.uc3m.es/s/ripomphei/page/inicio
Para detalhes da disciplina e bibliografia usada, acesse aqui: https://drive.google.com/file/d/1MsT-Jfd2MojQt3LfRpi0Jk4RrngAZDRF/view