Integrantes

Alexandre Cozer

Currículo Lattes

É graduado em História pela UFPR, onde também realizou mestrado e agora cursa doutorado. Até o mestrado, desenvolveu pesquisas sobre Sexualidade e Práticas de Gênero em torno do culto de Priapo, motivo pelo qual segue interessado em ética, modos de vida e religiosidade. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o ideal romano de vida no campo e as maneiras como autores literários, tais que Virgílio e Horácio, pensaram comportamentos e ideais éticos motivados pela geografia e pela vida condicionada pelo rural. 

Barbara Fonseca

Currículo Lattes

Graduada em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente mestranda pela mesma instituição. Pesquisa sobre a Recepção dos Clássicos no Movimento Paranista, mais especificamente, a partir das obras de João Turin. Possui interesse nos estudos acerca da Recepção dos Clássicos, Paranismo e Gênero.

Guilherme Bohn

Currículo Lattes

Graduando em História pela UFPR, pesquisa a recepção na obra do escritor argentino Jorge Luis Borges destacando as múltiplas identidades do mundo antigo a partir da figura grega de Homero.

Heloisa Motelewski

Currículo Lattes

Graduanda em História pela UFPR, pesquisa a Recepção de Pompeia no Brasil a partir do filme “Os Últimos Dias de Pompeia”, de Arturo Ambrosio (1913). Seus temas de interesse passam pela História da América Latina, Estudos de Recepção e História e Gênero. 

Ingrid Cristini Kroich Frandji

Currículo Lattes

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Realizo pesquisa na área de História Antiga, com ênfase nas relações de gênero e construção de subjetividades no Egito Romano. Entre meus interesses de pesquisa estão a vida de mulheres na Antiguidade, pós-estruturalismo e usos do passado clássico na Europa dos séculos XIX e XX.

Letícia Schevisbisky de Souza

Currículo Lattes

Graduanda em História pela UFPR. Estuda presença feminina na arte paranaense do começo do século XX. Tem interesse em temas que envolvem o Paranismo e suas influências clássicas, além da produção de murais públicos.

Lorena Pantaleão da Silva

Currículo Lattes

Doutoranda em História na UFPR. Seu projeto visa compreender as representações de comportamentos transgressores nas sátiras romanas. Atuou como professora de história no ensino fundamental e médio. Seus interesses de pesquisa são: Roma, estudos de gênero, sátiras e literatura cômica romana, Usos do passado, ensino de história antiga, práticas sexuais e alimentares na antiguidade.

Mariana Fujikawa

Currículo Lattes

Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em História pela mesma universidade, sua pesquisa trata da construção de masculinidades no Brasil, no recorte da Primeira República, tendo como fontes as Revistas do IHGB. Participou de projetos como Iniciação Científica, PET e PIBID na UFPR, tendo feito parte também – como colaboradora – do projeto de extensão Cultura Material e Gênero: a História das Mulheres no Museu Paranaense.

Renata Cristina S. de Oliveira

Currículo Lattes

Graduanda em História pela UFPR. Estuda a recepção dos clássicos na poesia de Paulo Leminski, focando em sua releitura das Metamorfoses do poeta romano Ovídio.

Renata Senna Garraffoni

Currículo Lattes

Doutora em História pela Unicamp e professora de História Antiga no Departamento de História da UFPR desde junho de 2004. Estuda o Império Romano, em especial a cultura popular a partir das inscrições de parede e dos jogos de gladiadores. Por gostar muito de arte e literatura do século XX, também pesquisa a presença dos gregos e romanos na obra de poetas de Curitiba ou que por lá viveram.